Marcionílio está em festa!

Marcionílio Souza tem comemoração dupla neste final de semana. Ontem (26), foi festejado o dia de Senhora SantAna, padroeira da cidade, e neste sábado (27) o município completa 51 anos de emancipação política e administrativa. Sua população estimada em 2004 era de 9.294 habitantes, situado a 336 km da capital Salvador.
A principal fonte de renda vem do funcionalismo público, dos aposentados e pensionistas e dos pequenos proprietários de terras que criam e negociam animais como ovelhas, cabras e bovinos.
É costume na região ser chamada também pelo nome de Tamburí, que segundo contam alguns moradores mais antigos, é referência a uma árvore, o Tamburi (árvore comum na Região do Baixo Amazonas em direção ao Sul pelo Mato Grosso e Goiás até o Triângulo Mineiro, noroeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul). Os habitantes mais antigos contam que essa árvore era citada como referência pelos tropeiros que passavam pela região que viria a ser a cidade.
Apesar de estar próxima do Rio Paraguaçu, rio com potencial de uso na agricultura, este não influencia na economia local. Durante muito tempo a cidade foi ponto de embarque e desembarque de passageiros de trens que até certo período era comum. Posteriormente esse tipo de transporte caiu em desuso restanto apenas a circulação de trens de carga.
O nome é em homenagem a um coronel que viveu na região, Marcionilio Souza Reis, que morou na região. Ele era desendente de Gaúcho, tinha muitas terras na região. deixando três filhos Clea Souza Reis, Viva hoje com 80 anos 2012. Alceu Souza Reis morto 2007, ilka Souza Reis,Morta em 2005. Sabe-se tambem que ele teria morrido na capital Baiana com mais de oitenta anos por valta de 1936, completamente na misseria; teve varos casamentos, era desendente de Pelotas RS